sábado, 3 de março de 2012

Atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Programa PIBID/CAPES subprojeto Biologia, durante o mês de Janeiro/2012

ESTRUTURA DE UMA FLOR:

Material didático a ser aplicado pelos professores de biologia (aos alunos do 2º ano do Ensino Médio das Escolas Wilebaldo Aguiar e Dr. João Ribeiro Ramos), como complemento às aulas de Botânica (Angiospermas), mostrando de maneira didática e criativa os componentes florais.
Autora: Bolsista Ana Amanda Ponte Sabino

JOGO: BRINCANDO COM A MITOSE:

  Esta atividade consta de um jogo de cartas que apresenta ilustrações sobre as fases da mitose e suas características.  E, deverá contribuir para um bom entendimento da divisão celular, especificamente sobre a Mitose, de uma maneira prática e divertida, além de fácil construção.
Autora: Bolsista Ana Jéssyca Alves Morais

Jogo: DINÂMICA DA PIRÂMIDE BOTÂNICA
 

A atividade lúdica da pirâmide botânica, confeccionada com isopor e E.V.A, a ser aplicada aos alunos do 2º ano do ensino médio das Escolas parceiras do subprojeto, tem como objetivos contribuir para a melhor compreensão de termos e conceitos sobre o estudo de Gimnospermas e Angiospermas e favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre alunos e professores sobre a botânica.
Autora: Bolsista Ana Lourdes Cabral dos Santos

 Jogo: JOGANDO COM OS CROMOSSOMOS

Trata-se de um jogo de montagem, onde os alunos participantes montam um idiograma do cariótipo humano e a partir dele observa-se a anomalia presente em cada indivíduo. Este foi confeccionado com papel do tipo A4 e Cartolina.
Autor: Bolsista Antonio Mateus Gomes Pereira

MAQUETE DA CÉLULA ANIMAL


Esta maquete da célula animal foi confeccionada com material simples e barato como massa de biscuit, isopor, pincéis, cola, tinta guache e tinta de tecido 3D, tendo sido  montada a partir de pesquisa em livros didáticos do ensino médio e buscas na internet, e, tem como objetivo, entre outros, proporcionar aos alunos das escolas envolvidas a identificação divertida das principais estruturas que compõe uma célula animal.
Autora: Bolsista Elendiane de Aquino Portela

Jogo: CARBOIDRATOS NA MEMÓRIA


Esta atividade trata-se de um jogo de memória onde os alunos participantes devem memorizar o par de cada peça. Confeccionados a partir de folhas de papel comum e folha E.V.A., este jogo tem entre outros objetivos, facilitar o entendimento sobre as classes de Carboidratos e suas funções.
Autor: Bolsista  FRANCISCO MARCOS DE SOUSA SILVINO

O JOGO DE CARTAS: ARTROBARALHO

Trata-se de um jogo  de cartas com finalidade de facilitar o aprendizado sobre as características dos artrópodes. Em cada conjunto de cartas há imagens, retiradas de livros e da internet, um de seus representantes e outras contendo características específicas de cada uma das suas respectivas Classes.
Aluno: Bolsista Francisco Robério GALVÃO

JOGO DE TABULEIRO: CORRIDA DA ALIMENTAÇÃO

Trata-se de um jogo de fácil reprodução, confecionado a partir de papel duplex, que tem como objetivos, entre outros, reforçar o aprendizado sobre os constituintes dos alimentos (carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras) e reforçar o aprendizado sobre os alimentos benéficos, além de conscientizar os alunos para uma alimentação saudável.
Autora: Bolsista JÉSSICA MUNIZ DA SILVA


MAQUETE DA MEMBRANA CELULAR

Confeccionada com o objetivo de tornar as aulas de biologia mais interessantes  e facilitar o ensino-aprendizagem de biologia celular, já que o aluno poderá manusear a membrana da célula, identificando de forma mais rápida sua composição e disposição, a partir, de materiais de baixo custo, como isopor e papel E.V.A nas cores amarelo, rosa, azul e vermelho.
Autora: Bolsista MARIA DO SOCORRO MOREIRA DE ARAÚJO

JOGO DE CARTAS: CONHECENDO OS REINOS


Trata-se de um jogo que visa auxiliar na aprendizagem sobre a classificação dos reinos, favorecendo a compreensão de se suas características, o que proporciona uma aula divertida e criativa sobre o assunto aos alunos das Escolas parceiras do subprojeto.
Autora: Bolsista MARIA ISABEL DE OLIVEIRA BRAGA

31 comentários:

  1. Como sempre está tudo muito lindo!!! parabéns a nossa equipe que tem sempre mostrado o que estamos fazendo !!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para todos os alunos,trabalhos muito bons em especial o da maquete da celula animal...perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Gostaria de saber como que funciona a DINÂMICA DA PIRÂMIDE BOTÂNICA? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forma-se grupo com quantos membros julgar necessário para a aplicação da dinâmica. Cada grupo recebe uma pirâmide com espaços numerados de 1 a 15 que correspondem ao número de perguntas, e tarjas de papel para que seja postas as respostas nessas e pregadas com fita no local correspondente na pirâmide, ou seja, de acordo com a numeração. São lançadas as perguntas com três opções de respostas. O grupo que conseguir preencher a pirâmide com maior número de acertos vence o jogo.

      Excluir
  4. Ma-ra-vi-lho-so! Gostaria de saber como funciona o "jogando com os cromossomos" Obrigada =)

    ResponderExcluir
  5. queria saber o q é utilizado para fazer o núcleo da célula??

    ResponderExcluir
  6. vc pode me falar qual é o passo a passo dessa celula animal com detalhes de florzinha e passe para meu e-mail por favor
    luizanobrega56@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. e quais são os materiais que devo comprar para fazer essa maquete

    ResponderExcluir
  8. Olá Luiza para fazer o núcleo da Célula foi utilizado: Bola de isopor cortada ao meio e depois você faz tipo um triângulo na bola pra dar ênfase onde vc vai colocar o material genético que também eh feito com biscuit.Você vai cobrir toda a bolinha do centro com o biscuit.As florzinha na verdade foi feita de pequenos pedaços de biscuit e logo apos juntos voce pega aquele palitinho de pirulito e aperta ai ele dá esse acabamento de florzinha que na verdade foi pra ilustrar pequenos furinhos. O material é: Bola de isopor grande,folha de isopor que você vai usar para tapar o "oco" da bola e montar a célula. Você vai usar massas de biscuit para fazer as organelas e verniz para biscuit,para dar o acabamento. Estarei lhe enviando por email o passo-a-passo,caso não consiga fazer!
    abraço
    Elendiane portela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual foi a tintas q vc usou e na onde vc usou?? responda o mais rapido possivo obg. e mande seu e-mail para qualquer coisa q der errado.

      Excluir
  9. Olá querida,as tintas eu usei azul para pintar a bola de isopor grande(essa que dá a forma da célula,como pode ver na imagem).E a tinta com o Glitter no fundo onde estão as organelas,o núcleo!
    espero ter ajudado!
    abraço

    ResponderExcluir
  10. Elendiane, parabéns pelo trabalho! Está simplesmente maravilhoso!
    Gostaria de saber se você também poderia me mandar um email com o passo a passo da maquete.
    Não sou muito jeitosa para isso, mas essa sua maquete é uma ótima conduta para mim.
    Desde já, agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
  11. oLÁ Sophia,estarei lhe enviando o passo a passo,desde já aviso também se lhe interessar,que estarei publicando um artigo sobre tal material pedagógico! Também fiz uma sobre a célula procarionte!abraço

    ResponderExcluir
  12. Você pode me falar qual é o passo a passo dessa celula animal com detalhes e passe para meu e-mail por favor, e quais são os materiais que devo comprar para fazer essa maquete.
    lorrannesoares@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. olá ...adorei os trabalhos e gostaria de saber o passo a passo do JOGO DE CARTAS: CONHECENDO OS REINOS desde a confecção é possível?

    ResponderExcluir
  14. Oi Elendiane, adorei o modo como fez a célula animal
    faço medicina e vou apresentar um seminário sobre isso
    você poderia enviar no meu email > ligia.soarees@hotmail.com
    mais detalhes de como fez e o material usado com mais detalhes ??
    Obrigada e espero resposta!!

    ResponderExcluir
  15. oi,se possível vc poderia enviar passo a passo da célula para o meu e-mail??o mais rápido possivel...Bia.silva199@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Elendiane! Pode mandar passo a passo dos trabalhos principalmente dos cromossomos?
    Meu e-mail cristmsc@ig.com.br. Obrigada, Cristiane!

    ResponderExcluir
  17. ola Antonio Mateus Gomes Pereira, sou academica e gostaria de usar o jogo dos cromossomos com meus alunos de reforço, sera que pode me disponibilizar o material ou o passo a passo, fico mto grata

    meu email é ju_petsch@hotmail

    ResponderExcluir
  18. Ola voce poderia me mandar URGENTE o passo a passo de como fazer a maquete da celula? Meu email é estherfss@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Nossa, muito bom! Parabéns a todos... mas principalmente a moça da célula animal! ficou perfeita.

    ResponderExcluir
  20. Ola tudo bem? Como sempre tudo que vocês fazem é maravilhoso.Teria como vocês me mandarem os arquivos dos jogos para eu poder confeccionar no meu email ratenani@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, tem como você me enviar pelo email,o passo a passo,por favor??
    Preciso urgentemente para amanhã...
    Meu email:gabyvaricelli@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. ola,tem como você me enviar por e-mail passo a passo dos jogos acima.
    meu e-mail ratenani@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Trabalhos criativos, muito bons! mas o uso de materiais reciclados e reaproveitáveis seria muito mais ecológico, principalmente na construção de modelos celulares.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns! Muita criatividade e tudo feito com muito capricho.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom esse trabalho !Parabéns.

    ResponderExcluir