Escola Ribeiro Ramos

Vinculado ao PIBID de Biologia em 2011.



Histórico da Escola:

O nome da escola é uma homenagem ao farmacêutico Dr. João Ribeiro Ramos, homem de profundos conhecimentos é destacado por seu espírito humanitário. Membro da Academia de Sobralense de Letras. Situada na Rua Conselheiro José Júlio, S/N, sobral-CE.

A Escola de 1° Grau Dr. João Ribeiro Ramos é uma escola pública da rede estadual fundada em março de 1964. Teve seu inicio no prédio pertencente à Associação Comercial, atualmente Escola de comércio D. José.

No inicio chamava-se Escolas Reunidas e teve como grande benfeitor exatamente a figura do Dr. João Ribeiro Ramos que cedeu o prédio ao Estado durante sua gestão como diretor da Escola Técnica de Comércio D. José.

Pelo decreto nº 11493 de 17.10.75 publicado pelo diário Oficial, foi ratificado á criação desta escola e a transformação em Escola de 1° Grau. Depois de 10 anos passou a funcionar em prédio próprio localizado a rua Cons. José Júlio, s/n, antiga construção residencial com adaptação para escola, graças aos esforços de sua primeira diretora, Mary Pompeu Silva Magalhães que exerceu o cargo durante 20 anos até maio de 1984.

De maio a dezembro de 1984 assumiu inteiramente a vice-diretora Elineide Teles Frota Capote. Em dezembro de 1984 assumiu o cargo de diretora a professora Maria Leila Monte Andrade que exerceu o cargo até novembro de 1992. Neste período a escola foi autorizada de acordo com o parecer nº1096/89 do Conselho de Educação do Ceará. Em novembro de 1992 assumiu a direção a professora Joana de Fátima M. Cavalcante Vasconcelos exercendo o cargo até novembro de 1996. Foi a primeira diretora a ser escolhida pela comunidade escolar através de eleições diretas. Em outubro de 1996 assumiu a direção geral a diretora adjunta Francisca Alice de Ávila.


Bolsistas:

Daniela Bastos Ramos.
Éverton Pimentel Ferreira Gomes.
Francisco Yarley Gomes Vital de Araujo.
Júlia Silva Oliveira.
Taiz Almeida Lima.
Uiry Sousa Monteiro.
Victor Coelho dos Santos.

Supervisora:

 Carmirene Calixto Fernandes