CAPES - PIBID

CAPES


Missão

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.
As atividades da CAPES podem ser agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

  • avaliação da pós-graduação stricto sensu;
  • acesso e divulgação da produção científica;
  • investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
  • promoção da cooperação científica internacional.
  • indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância

A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

O sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).


PIBID

Objetivo

Concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e demais despesas a ele vinculadas.

Proponentes

O proponente deve ser instituição pública de ensino superior.

Bolsas

São cinco modalidades de bolsas de estudo e pesquisa nas seguintes condições:

a) coordenação institucional – permitida a concessão de uma bolsa por projeto para o coordenador institucional. Para instituição que já possui projeto em editais anteriores do Pibid, será facultada a apresentação de novo coordenador institucional;

b) coordenação de área – permitida a concessão de uma bolsa para cada subprojeto apresentado. Para instituição que já possui subprojeto na mesma licenciatura em editais anteriores do Pibid, será facultada a apresentação de novo coordenador de área;

c) coordenação de área de gestão de processos educacionais – permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional para o coordenador de área de gestão de processos educacionais;

d) supervisão – permitida a concessão de uma bolsa para supervisor para até, o mínimo de 5 e o máximo de 10 alunos por Supervisor; e

e) iniciação à docência – para estudantes da licenciatura.


PIBID - UVA

Apoio ao Projeto de Iniciação à Docência: Experiências Inovadoras entre Universidade e Escolas por meio de concessão de bolsas de iniciação à docência e de verbas de custeio a elas vinculadas para estudantes regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura aprovados pela CAPES no âmbito do PIBID – Edital nº 01/2011/CAPES.

DESCRIÇÃO

O Projeto de Iniciação à Docência: Experiências Inovadoras entre Universidade Escolas, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em parceria com a CAPES/ MEC, representa uma oportunidade ímpar de qualificar o ensino público desenvolvido na região Norte do Estado do Ceará, cujos resultados, segundo as avaliações governamentais, se veem revelando defasado em relação às proposições da atual política educacional brasileira.

Destarte, como prevê seu título, o projeto em foco pretende intervir no ensino público ofertado na Educação Básica e no Ensino Superior, aproximando tais realidades e qualificando-as por meio de experiências inovadoras, que envolverão 100 estudantes bolsistas, 20 professores supervisores e 10 professores coordenadores de área, além de um professor coordenador institucional e de um professor coordenador de processos educativos.

Em outras palavras, serão envolvidos 10 cursos de licenciatura (Biologia, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química) e 14 escolas públicas na qualidade de escolas parceiras.

JUSTIFICATIVA

O repasse de recursos visa à implementação do projeto de Iniciação à Docência: Experiências Inovadoras entre Universidade Escolas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, no âmbito do programa PIBID. O projeto visa, em especial:

a) Desenvolver ações que apõem o desenvolvimento da Educação Básica nos municípios de Forquilha, Irauçuba, Massapê,Meruoca,Santana do Acaraú e Sobral, contribuindo para o melhoramento no que diz respeito ao rendimento escolar;

b) Proporcionar formação aos discentes das licenciaturas da Universidade Estadual Vale do Acaraú, citadas neste projeto, aproximando a vivencia acadêmica da prática escolar e a reflexão sobre o fazer docente;

c) Desenvolver vivências significativas para a formação docente inicial dos acadêmicos das licenciaturas, proporcionando uma experiência didática real e voltada para o contexto em que estão inseridas;

d) Proporcionar melhor formação dos discentes das escolas públicas da rede municipal e estadual, por meio de construção de material didático e resgate das experiências cotidianas através de um ensino contextualizado;

e) Favorecer momentos de estudo, ensino e pesquisa aos acadêmicos das referidas licenciaturas, proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão docente;
f) Contribuir para
elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, envolvidos na formação de educadores, assim como o desempenho das escolas nas avaliações nacionais.

O alcance dos objetivos pretendidos acha-se intimamente atrelado à concessão de verbas de custeio e de bolsas de apoio financeiro, estas especialmente destinadas aos estudantes, que além de oriundos de diferentes municípios, em geral provêm de famílias de baixa renda, o que, via de regra, os obriga a desempenharem atividades profissionais nem sempre consoantes com a qualificação acadêmica, menos ainda no âmbito da formação docente.

Espera-se, com a implementação do projeto, os seguintes resultados:

a) Ampliação do rendimento acadêmico dos estudantes da escola pública cearense, em especial dos alunos matriculados na Educação Básica das escolas parceiras do projeto em tela, no período de vigência deste, aferível em documentos escolares e pelo produto de avaliações externas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB.

b) Fortalecimento da parceria entre UVA, Secretaria Estadual de Educação do Ceará - SEDUC, 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, Secretarias Municipais de Educação, dos municípios contextos das escolas parceiras, por meio da troca efetiva de experiências inovadoras de iniciação à docência e de formação docente continuada, via planejamento conjunto e desenvolvimento de ações em comum;

c) Impacto na qualidade da formação inicial dos discentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA, a partir da divulgação e da discussão das vivências dos docentes e dos discentes envolvidos com o projeto, em eventos internos (relatórios, encontros pedagógicos) e externos (publicação, participação em eventos científicos);

d) Produção de um acervo de estratégias metodológicas e de recursos de apoio didático para as escolas parceiras.

METAS

1 Promover, ao longo do período de vigência do PIBID UVA 2011, formação continuada e coletiva dos componentes de todos os subprojetos;

2 Realizar evento acadêmico anual para troca de experiências no âmbito do PIBID/UVA e como subsídio de implementação do programa na IPES e nas escolas parceiras;

3 Constituir acervo de estratégias metodológicas e de recursos de apoio didático em todas as áreas de atuação do PIBID/UVA;

4 Garantir o nível crescente de qualidade e pertinência das ações do PIBID UVA, por meio do acompanhamento sistemático (mensal, semestral e final), da definição de indicadores de evolução, do emprego de instrumentos e de estratégias de avaliação próprios e da discussão coletiva dos resultados;

5 Incentivar a produção intelectual e técnica sobre experiências vivenciadas no âmbito do PIBID UVA e promover sua divulgação, especialmente no meio acadêmico e educacional.