segunda-feira, 7 de novembro de 2011

I ENCONTRO DO PIBID - UVA


No período de 20 a 21 de outubro aconteceu o I Encontro PIBID/UVA no Campus da Betânia, com o tema Desafios da formação para a docência na contemporaneidade. O evento contou com palestras, amostra de trabalhos e a realização de 8 salas temáticas com os mais variados temas.

A Palestra de abertura foi proferida pela Coordenadora da Equipe Pibid/Capes Claudete Cardoso. As salas temáticas tiveram como temas “Didática na sala de aula: entre novos desafios e velhos limites”, “Avaliação: entre tabus e novas práticas”, “Trabalho Docente:novas competências para a educação do novo milénio”, “Tecnologias do eu e educação”, “educação pela pesquisa e a formação do educador”, “Problematização como recurso didático”,“Práticas contextualizadas com múltiplas linguagens e foco na leitura/escrita” e “Concepção materialista/dialética na Educação”; Registra-se, ainda, as presenças da Prof.a Dr.a Selma Garrido Pimenta (USP), conferencista da palestra de encerramento com o tema “Formação de professores: saberes e identidade frente aos desafios da sociedade atual” e da Prof.a Izolda Cela, Secretária Estadual de Educação/Ceará.

Nesta ocasião o Curso de Biologia se fez presente com a apresentação de 4 trabalhos, 3 na forma de posteres e 1 na forma de comunicação Oral, além da participação do Coordenador de área da Biologia Prof. Petronio Timbó Braga como coordenador de uma das salas para apresentação de trabalhos (Seção Comunicação Oral) e membro da comunicação científica.

Trabalhos apresentados:

Pôsteres:

1) O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), SUBPROJETO BIOLOGIA E AS ATIVIDADES INICIAIS NA ESCOLA RIBEIRO RAMOS, EM SOBRAL, CE, de ARAUJO, M. S. M., MORAIS, A. J. A., GALVÃO, F. R., CANDIDO, F. N., BRAGA, M. I. O., BRAGA, P. E. T.



2) CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE BIOLOGIA E BOLSISTAS DO PIBID UVA 2011 SOBRE OS PCN, de PEREIRA, A. M. G., ARAUJO, M. S. M., BRAGA, P. E. T. TOMAZ, M. E.



3) PRIMEIRAS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBPROJETO BIOLOGIA, NA ESCOLA WILEBALDO AGUIAR, EM MASSAPÊ, CE, de SANTOS, A. L. C., PEREIRA, A. M. G., SABINO, A. A. P., MORAIS, A. J. A., SILVINO, F. M. S., BRAGA, P. E. T.



Comunicação oral:
1. INFRAESTRUTURA ESCOLAR E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DA E.E.M. DOUTOR JOÃO RIBEIRO RAMOS E SUA INFLUÊNCIA EM SALA DE AULA de GALVÃO, F. R.; CALIXTO, C. F. e BRAGA, P. E. T.




Fotos do minicurso de “Didática na sala de aula: entre 
novos desafios e velhos limites”







Nenhum comentário:

Postar um comentário